terça-feira, 22 de novembro de 2011

DEMOCRACIA , MAL EXERCIDA = DITADURA ABUSIVA



Em uma entrevista que foi ao ar semana passada, um jurista dizia que, assim como na ditadura , os atos de abuso na democracia deveriam ser julgados da mesma maneira e com o mesmo rigor.

Atos abusivos do executivo de Barbacena precisam ser revistos pelo poder judiciário da nossa cidade.
Mesmo tendo o judiciário reconhecido que as vans deveriam voltar a circular, formando linhas entre bairros, a chefe do executivo simplesmente ignorou a ordem do símbolo maior de uma cidade, que é o Juiz de Direito e, como nos antigo tempo “Do vôvô”, desobedeceu e até hoje não temos notícia de como ficou a situação dos perueiros.
Isto é apenas mais um dos absurdos dos prefeitos brazucas deste nosso país.

Na semana passada, o jornal TRANSPARÊNCIA, de circulação mensal , teve, de maneira arrogante e ilegal, sua edição retirada das bancas por um funcionário da prefeitura, em carro oficial, o que nos leva a crer que foi por ordem da senhora prefeita.
O jornal, como o nome sugere, é independente e acompanha o dia a dia da nossa câmara e dos atos da chefe do executivo. Aliás, câmara esta que não tinha necessidade de existir, já que todos os projetos do executivo são votados e aprovados sem nenhum problema; “êta” que executivo competente!
A reação dos leitores do jornal foi de espanto,ao saberem da ordem absurda da prefeita . A diretoria do jornal pretende entrar na justiça contra este episódio, que fere a constituição, a liberdade de imprensa e impede a população de ter acesso à verdade.
Tem muita gente que não exerce a democracia e ainda vive no passado dos governos autoritários; só falta; agora; voltar ao porões da ditadura e das práticas do DOPS.

Acho que a bíblia de uma nação merece respeito e ninguém está acima dela, nem mesmo o presidente da república; portanto, adoremos a nossa constituição e respeitemos a nossa democracia, para que no futuro não tenhamos que chegar ao ponto a que chegaram vários povos do oriente, que precisaram mostrar o poder da sua força...
Juntos, somos um exército imbatível.

Que viva a DEMOCRACIA!...

... Mantendo, em nossa cidade, a hierarquia correta:

1. O Juiz de Direito
2. O Brigadeiro do Ar
3. Somente, então, o prefeito.

Mauricio Lima

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Que rei sou eu?


As coisas já estão começando a mudar por aqui.

No último encontro da nossa presidente Dilma Roussef com os lideres do G20, ela garantiu que não tem nenhuma intenção de dar dinheiro a Grécia, conforme queriam os presidentes da França e Alemanha.
Isso é bom sinal, já chega o que no passado a Europa levou do nosso país.
De qualquer maneira, ainda há coisas que nos enchem de nojo e vergonha, e precisam ser corrigidas com urgência, coisas que herdamos dos governos militares.

Poucos brasileiros sabem, mas toda transação imobiliária na cidade de Petrópolis paga um imposto de 4% sobre o valor da operação, que é revertido para a família “imperial” brasileira; como se não bastasse tal absurdo, o pedágio no início da subida para Petrópolis, também é revertido para a mesma família de come quieto.
Tais atos me parecem imorais, ilegais e dignos de repúdio, mas não tem ninguém neste país com capacidade de gritar aos quatro cantos para que parem com esse abuso que é imposto ao povo brasileiro.

Nossa primeira dívida externa foi contraída pela familia imperial, que quando resolveu dar ao Brasil a sua independência, nos cobrou um valor tão alto, que foi necessário a Inglaterra emprestar ao novo governo presidencialista o valor para bancar os custos da nossa liberdade.
Tal dívida foi posteriormente comprada pelos Estados Unidos da América, e até hoje pagamos os juros dela, além de termos que sustentar essa gente; por quê ?

Mandem eles trabalhar, como qualquer cidadão deste país; chega de explorar nossa terra e nosso povo.

Esse modelo de sustentação de famílias imperiais é uma cópia do que acontece na Inglaterra, mas também lá o povo já olha descontente para os come e dorme da nobreza, aliás que coisa mais brega e mais antiga.

Brasil acorda, nós não temos nenhuma responsabilidade para com essa família. Se eles acharem que aqui não está bom, podem voltar para Portugal, não sentiremos nenhuma falta.

Maurício Lima

sábado, 5 de novembro de 2011

Mais uma do poder público de Barbacena





Todo governo que não tem muito o que apresentar à sociedade, desconta a sua incompetência nas pracinhas e nas antigas fontes luminosas. Aliás, fonte luminosa muito grande é coisa do passado, ou então, são necessário grandes espaços, onde paisagismo e natureza componham o cenário, como é o caso da praça Paris, no Rio de Janeiro; a fonte do parque do Ibirapuera; ou dos Campos Elísios, em Paris/França.

Mas sendo práticos e objetivos, uma cidade onde o turista não tem um banheiro público, tampouco um centro de referência para informações, preocupar-se com uma fonte luminosa é uma piada de mal gosto... E ainda aguardam que o povo aplauda a iniciativa!
O fato é, que antes de mais nada, o executivo deveria se preocupar com os trâmites legais para execução de uma obra pública, abrindo uma licitação, o que não aconteceu, sendo que reformar uma fonte não é caso de urgência ou emergência.
Isso aqui está parecendo casa da mãe Joana, onde todo mundo entra e sai e faz o que bem quer, sem pedir autorização. Mas já que neste país vale tudo, e mesmo sem licitação, a obra vai sair.

Seria mais interessante, que o grande espaço ocupado pela fonte luminosa, que até então servia de hotel para os cães que vagam pela cidade, fosse um espaço arquitetônico moderno, prático e de utilidade pública. O ideal teria sido contratar um projetista e um paisagista para cuidarem do assunto, de forma a que o dinheiro público fosse melhor investido, pois o que vimos na praça foi o marido da senhora prefeita empunhando uma prancheta e fazendo o desenho de como ficaria a "nova velha" sensação da nossa cidade.

Em 1º de dezembro estaremos inaugurando nosso site que falará sobre a política da região, compreendendo as cidades de Barbacena, Barroso, São João Del Rei, Carandai, e Conselheiro Lafaiete, onde acompanharemos o passo a passo da campanha de 2012, e que servirá de referência para todos os eleitores conhecerem os candidatos, através de links especiais e da web tv. Acesse o endereço www.votaminasuai.com.br

Em 08 de novembro,inauguraremos uma coluna no jornal mensal Transparência - coluna "O Blogueiro “, encontrado nas bancas de Barbacena, com distribuição gratuita.

A imagem acima foi gentilmente cedida pelo site de notícias Barbacena online.

Maurício Lima