Há exatamente sete meses, a janela mais conhecida de Barbacena fechava- se para o mundo e abria- se para o céu.
Descendo ou subindo a rua Quinze de Novembro, era normal ver debruçado sobre o peitoral da primeira janela do casarão, o amigo, médico, e empresário barbacenense, Dr. Fortini, como era carinhosamente chamado por todos.
Sempre alegre e solícito, em suas horas de folga acompanhava o movimento do calçadão da Rua Quinze, e poucos eram aqueles que não paravam para conversar com o ilustre barbacenense, que dispensava igual e gentil tratamento a todos. Com o seu passo manso e palavras lentas e bem colocadas por sua voz rouca, Dr. Fortini era um ser humano admirável e deixou saudades. O centro da cidade já não é mais a mesma coisa sem a janela do número 67, aberta durante todo dia.
Empresário de visão. movimentava as viagens de turismo da sociedade barbacenense, através da Grogotur. Apaixonado por sua terra, acompanhava com preocupação a falta de investimento e desenvolvimento em nossa cidade e o descaso político de alguns mandatários que passaram pelo executivo.
Dr. Oswaldo Fortini Filho, era filho do ilustre médico Dr. Oswaldo Fortini e de Dona Helena Luiza Tamm; casado com a srª Maria Loreto Fortini , a quem chamava carinhosamente de Loretinha. Quem não o conhecia e via o casal passeando no calçadão, achava que eram recém-casados, tamanha a dedicação de um pelo outro. Posso me considerar um privilegiado por tê-lo conhecido e ter parado várias vezes naquela janela folclórica.
Hoje, aquela janela já não se abre mais , e seu principal personagem foi para o céu, levando consigo a magia do conquistador de amizades.
Mauricio Lima
(em foto de Mundo Mix, Dr. Fortini e Da. Loretinha, em carinhoso abraço, ladeiam a amiga Sra. Suria Bittar de Castro)
(em foto de Mundo Mix, Dr. Fortini e Da. Loretinha, em carinhoso abraço, ladeiam a amiga Sra. Suria Bittar de Castro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário